Atenção

Fiscalização pesada sobre o Carnaval em Niterói e região

Guardas municipais estarão nas cidades para orientação

Niterói enviará equipes para praias da cidade.
Niterói enviará equipes para praias da cidade. |  Foto: Arquivo / Pedro Conforte
 

Niterói, São Gonçalo e Maricá já se prepararam para fiscalizar blocos de ruas e aglomerações que estão proibidas durante o feriadão de Carnaval, que começou nesta sexta-feira (25) e ocorrerá até a quarta-feira de Cinzas (2).

Segundo a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), as festas de Carnaval em Niterói foram transferidas para os dias 21, 23 e 24 de abril. Neste mês de fevereiro, não há autorização para blocos carnavalescos em áreas públicas na cidade.

Em busca de fiscalizar essas medidas, o Poder Executivo informou que equipes da SEOP, da Guarda Municipal e da Fiscalização de Posturas serão enviados para toda a cidade em comboios e blitzes surpresas com o objetivo de coibir abusos e infrações ao protocolo sanitário e ao Código de Posturas.

Haverá um esquema especial para as praias da cidade, locais bem procurados, ainda mais com previsão de sol e calor no município.  Os agentes darão prioridade para as praias de Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Adão e Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. A Prefeitura ressaltou que as equipes também irão promover o ordenamento das vias públicas e que contarão com o auxílio das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

De acordo com o decreto 14.294/2022, que atualiza o Programa Novo Normal Niterói, bares, restaurantes e casas de festa estão autorizados a funcionar durante o Carnaval, desde que obedecendo os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Ainda segundo a Prefeitura, a população que observar alguma forma de irregularidade nas medidas pode denunciar através do telefone 153.

São Gonçalo

O esquema especial de Carnaval em São Gonçalo começou a partir da meia noite desta sexta-feira (25) e será realizado até quarta-feira (2).

Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a fiscalização contará com fiscais da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas e agentes da Guarda Municipal. O orgão informou que as equipes atuarão em rondas periódicas em viaturas ao longo de todo feriado, percorrendo as principais vias da cidade. 

Para cobrir os bairros do município, a Secretaria de Ordem Pública estruturou um cronograma de ações, dividindo as localidades de São Gonçalo em três roteiros de atuação.

A primeira rota a ser seguida contará com o patrulhamento das equipes em nove regiões, percorrendo os bairros de Venda Cruz, Sete Pontes, Covanca, Pita, Barro Vermelho, Santa Catarina, Rocha, Centro e Zé Garoto.

As equipes darão continuidade às operações nos bairros de Neves, Vila Lage, Porto Velho, Porto da Madama, Paraíso, Patronato, Parada 40, Camarão, Zé Garoto e Centro.

O terceiro trajeto a ser patrulhado pelos agentes será realizado nos bairros Estrela do Norte, São Miguel, Antonina, Nova Cidade, Ponte Seca, Mutondo, Alcântara e Jardim Alcântara.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) também dará apoio às operações pelo município.

Maricá

O feriado de Carnaval em Maricá terá um esquema especial com ações integradas de diversos órgãos municipais com objetivo de ampliar a segurança em áreas públicas e impedir blocos, acampamentos e a entrada de ônibus de turismo na cidade. A decisão foi tomada decreto devido ao avanço da variante ômicron da Covid-19. 

Segundo a Prefeitura, o planejamento envolve cerca de 700 profissionais das secretarias de Ordem Pública, Defesa Civil, Trânsito, Transporte e da Guarda Municipal, que atuarão em diversas frentes a partir desta sexta-feira (25) até a quarta-feira de Cinzas (02)

A Prefeitura, através da Guarda Municipal de Maricá, informou que vai atuar com cerca de 50 guardas por dia nas ruas para promover o ordenamento urbano e coibir aglomerações e possíveis concentrações de blocos carnavalescos. As ações serão integradas com a Polícia Militar e contam com cerca de 80 policiais militares, que ficarão responsáveis por manter a ordem e a segurança nas áreas públicas da cidade, além de coibir a pesca irregular em Jacaroá, Boqueirão e Ponta Negra.

Os agentes da Guarda Municipal também darão apoio aos fiscais da Secretaria de Transporte que atuarão na fiscalização para impedir a entrada de ônibus e vans de turismo na cidade, bem como acampamentos em áreas públicas. Uma base móvel avançada da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) ficará em Ponta Negra e equipes da Operação Lei Seca em pontos estratégicos da cidade. Além dessa questão, a Prefeitura informou que Disk Seop estará disponível 24 horas por dia, pelo telefone 96809-1516.

< Saída para o Carnaval com intenso congestionamento na BR-101 Contas de luz continuam com valor extra <